Results for 'Luiz Otávio de Sousa Mesquita'

1000+ found
Order:
  1.  29
    A mente corporificada: O início de um programa de pesquisa.Leonardo Ferreira Almada & Luiz Otávio de Sousa Mesquita - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (14):11-23.
    Resumo : O presente texto é de natureza hermenêutica, e sua finalidade é a de sistematizar o estudo que empreendemos em relação às linhas gerais do projeto de Varela, Thompson e Rosch. Nosso objetivo é o de analisar as bases e o caminho a partir dos quais nossos autores buscaram redirecionar os rumos e mesmo os princípios mais centrais das ciências empíricas e fenomenológicas da mente. Buscaremos demonstrar que o projeto de Varela, Thompson e Rosch foi exitoso em seu propósito (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  3
    A mente corporificada: O início de um programa de pesquisa.Leonardo Ferreira Almada & Luiz Otávio de Sousa Mesquita - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 17 (14):11-23.
    O presente texto é de natureza hermenêutica, e sua finalidade é a de sistematizar o estudo que empreendemos em relação às linhas gerais do projeto de Varela, Thompson e Rosch. Nosso objetivo é o de analisar as bases e o caminho a partir dos quais nossos autores buscaram redirecionar os rumos e mesmo os princípios mais centrais das ciências empíricas e fenomenológicas da mente. Buscaremos demonstrar que o projeto de Varela, Thompson e Rosch foi exitoso em seu propósito de constituir (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  3
    A (in)Eficiência Do Estado Regulador: O Papel da Agência Nacional de Mineração Na Prevenção de Desastres Minerários.Luiz Otávio Braga Paulon - 2022 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 8 (1).
    A pesquisa possui como objetivo geral demonstrar o papel do Estado regulador no contexto do neoliberalismo, em que se abstém de prestar os serviços públicos diretamente e exerce uma função regulatória e fiscalizatória. O tema-problema surge no momento em que se indaga se a Agência Nacional de Mineração cumpre de forma satisfatória sua função de regulação e fiscalização do setor minerário diante dos recentes desastres minerários. A metodologia de pesquisa utilizada é a jurídico-sociológica, ou seja, busca-se compreender o fenômeno jurídico (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  24
    ROOS, Jonas. 10 Lições sobre Kierkegaard. Petrópolis: Vozes, 2021.Thiago Luiz de Sousa - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022030.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  20
    Psicanálise e colonização: leituras do sintoma social no Brasil.Edson Luiz André de Sousa (ed.) - 1999 - Porto Alegre, RS: Artes e Ofícios.
    Neste livro, psicanalistas procuram mostrar possíveis efeitos da história colonial do Brasil. Foram também convidados a dialogar com a psicanálise intelectuais de outras áreas como a sociologia, a antropologia, a literatura, as artes, a filosofia e a história do Brasil.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  18
    DOMINGUES, Ivan. O continente e a ilha: duas vias da filosofia contempor'nea.Thiago Luiz de Sousa - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020023.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  8
    "A Idade Hermenêutica da Razão" de Jean Greisch.Pedro Calixto Ferreira Filho & Thiago Luiz de Sousa - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 14 (37):207-220.
    Jean Greisch3 (1942-), ainda pouco conhecido no Brasil, é um filósofo e professor luxemburguês. Realizou seus estudos em filosofia e teologia em seu próprio país, completando-os com um doutorado em filosofia, no Instituto Católico de Paris, onde defendeu sua tese sobre Martin Heidegger. Suas principais pesquisas estão relacionadas com as problemáticas contemporâneas da ontologia, da hermenêutica e da religião. Em A idade hermenêutica da razão, instigado em como a hermenêutica se inseriu no coração da filosofia ao ponto de hoje tratarmos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  60
    Sport and Exercise Psychology Studies in Brazil: Performance or Health?Lenamar Fiorese, André Luiz Felix Rodacki, Nayara Malheiros Caruzzo, Caio Rosas Moreira, Andressa Ribeiro Contreira, Aline Mendes de Lima, Leonardo de Sousa Fortes, João Ricardo Nickenig Vissoci & Joice Mara Facco Stefanello - 2019 - Frontiers in Psychology 10.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  3
    O Problema da Indução sob a Ótica do Big Data: Um Ensaio a partir dos Argumentos do Filósofo Karl Popper.Marcos Luiz Lins Filho & Manoel Veras de Sousa Neto - 2018 - Logeion Filosofia da Informação 5 (1):6-19.
    A busca pelo conhecimento permanecerá sempre viva entre os seres humanos mantendo ativos os debates e as discussões. Nesse contexto, o uso de Big Data nas pesquisas científicas reacende a discussão sobre o uso da indução como base para a construção do conhecimento científico. Esse ensaio apresenta uma análise teórica acerca do problema da indução sob a ótica do Big Data. Para tanto, tomou-se como base para o contraponto os argumentos apresentados pelo filósofo Karl Popper. Conclui-se que, sob a ótica (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  26
    Linear and Complex Measures of Heart Rate Variability during Exposure to Traffic Noise in Healthy Women.Myrela Alves, David M. Garner, Anne M. G. G. Fontes, Luiz Vinicius de Alcantara Sousa & Vitor E. Valenti - 2018 - Complexity 2018:1-14.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  11
    Māyā: apropriação e influência.Fábio Luiz de Almeida Mesquita - 2019 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 10 (2):34.
    Esse artigo analisa a apropriação e a influência do conceito Māyā na filosofia de Schopenhauer durante o período de gênese de sua filosofia. Diferente das análises meramente comparativas, nosso foco é apresentar uma pesquisa histórico-filosófica a partir dos Manuscritos Juvenis e d’O Mundo como Vontade e como Representação, assim como, delimitar a “Índia schopenhaueriana” a partir das obras consultadas pelo filósofo durante o referido período: Oupnek’hat, Asiatisches Magazin, Mythologie des Indous e Asiatick Researches. Nosso objetivo é demonstrar, cronologicamente, como Schopenhauer (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  10
    O que é hermenêutica para Paul Ricoeur?Thiago Luiz de Sousa - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (2):17-29.
    O conceito possivelmente que resume melhor o pensamento filosófico de Paul Ricoeur é hermenêutica. No entanto, diferentemente do que acontece com o maior nome da tradição hermenêutica, o filósofo alemão Hans-Georg Gadamer, a definição do termo hermenêutica em Ricoeur não se dá de maneira unívoca. Sendo assim, faz-se necessário trilhar um caminho em algumas de suas obras para compreender os sentidos de um dos conceitos mais fundamentais para tal filósofo francês. Pretende-se, assim, com o presente artigo analisar a definição tripla (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  61
    A global glance on categories in logic.Peter Arndt, Rodrigo de Alvarenga Freire, Odilon Otavio Luciano & Hugo Luiz Mariano - 2007 - Logica Universalis 1 (1):3-39.
    We explore the possibility and some potential payoffs of using the theory of accessible categories in the study of categories of logics. We illustrate this by two case studies focusing on the category of finitary structural logics and its subcategory of algebraizable logics.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  14.  2
    Os discursos pluriversos de uma ativista indígena e a interseccionalidade cosmopolítica como o movimento indígena.Luiz Augusto Sousa Nascimento - 2023 - Odeere 8 (3):235-251.
    Os povos originários do Brasil ao longo dos processos intersocietários foram reduzidos pelo domínio colonial a sujeitos tutelados, quando a estrutura política do Estado impôs o aniquilamento pleno do exercício político aos indígenas, estabelecendo o cerceamento aos direitos fundamentais da condição humana. A partir da Constituição federal brasileira de 1988, o Estado brasileiro pela primeira vez na história estabeleceu aos povos indígenas, o fim da tutela, ascendendo a emancipação dos povos indígenas como sujeitos políticos de direito. Nesse contexto, muitas lideranças (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  6
    Mulheres que ecoam Saberes: idiossincrasia e oximoro linguístico nas elocuções das rezadeiras e benzedeiras do médio sertão maranhense.Luiz Augusto Sousa Nascimento - 2022 - Odeere 7 (1):183-202.
    A pesquisa foi realizada na região do médio sertão maranhense, nordeste do Brasil. A diversidade sociolinguística no Brasil é bem marcante, sobretudo, considerando o amalgamento entre as três principais matrizes da formação da cultura nacional. Nesse contexto, as rezas e os benzimentos, muito comum em todo território nacional brasileiro, se tornaram elementos fundantes da nossa análise, quando passamos a investigar a hibridização linguísticas presentes nas elocuções das práticas relacionadas às terapias das rezadeiras e benzedeiras. Os conhecimentos dessas especialistas estão alicerçados (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  6
    Ritual de nominação de estrangeiros em sociedades Jê-Timbira: endonimismo, “preensão” e multiplicadores nas relações sociais.Luiz Augusto Sousa Nascimento - 2018 - Odeere 3 (5):83.
    Analisa os processos rituais e político do ritual de nominação de estrangeiro em sociedades Jê Timbira no contexto das relações intersocietárias. Como categorias reflexivas, utilizo algumas noções perspectivistas tais como “preensão, “predação”, “multinaturaslimo” e “reciprocidade” que são empregadas para correlacionar a outros grupos Jê, sobretudo, os Xikrin-kayapó, que apresenta um ritual de nominação cuja estrutura assemelha-se a dos Timbira. A pesquisa é o resultado de um intenso trabalho de campo descontínuo, porém associado que iniciou-se no inicio do ano de 2000, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  7
    Mortalidade e Poder na exegese corpuscular do Leviatã.Luiz Felipe Sousa Santana - 2023 - Dois Pontos 20 (3).
    Apesar da exegese bíblica empreendida no Leviatã ser a ferramenta que ampara a defesa de Hobbes de que alma é mortal, o artigo pretende destacar que a doutrina da mortalidade é consequente à defesa hobbesiana de que tudo o que existe é corpo, de modo que a doutrina contrária, a da imortalidade natural, não se opõe apenas à jurisdição da soberania, mas à própria natureza das coisas, que inevitavelmente adestra a leitura do filósofo da palavra revelada de Deus.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  10
    DA MALOCA AO ASSENTAMENTO: territorialidades e trajetórias dos Migueleno no contexto da sobreposição da REBIO Guaporé.Luiz Augusto Sousa Nascimento - 2018 - Odeere 3 (5):104.
    O objetivo do trabalho é analisar os processos relacionais entre os indígenas Migueleno, o território e o Estado brasileiro na região do atual Estado de Rondônia. O SPI Pautado na teoria da aculturação, no ano de 1928, considerou os Migueleno como grupos extintos, alegando a sua integração à sociedade nacional. A partir desse período, parte do grupo passou a constituir moradia na Vila do Limoeiro, a margem esquerda do rio São Miguel. Em 1982, o Governo brasileiro criou a Reserva Biológica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  13
    The search for the distinctively human good: ethica eudemia 1217a18-40.André Luiz Cruz Sousa - 2017 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 20:289-315.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  19
    SABERES, TRAJETÓRIAS E ESPAÇO SOCIAL: cartografia da alteridade e etnografia reflexiva entre comunidades quilombolas.Luiz Augusto Sousa Do Nascimento - 2020 - Odeere 5 (9):313.
    A pesquisa a priori se propôs realizar um esboço etnográfico das quatro comunidades quilombolas no médio sertão maranhense, atentando para os elementos intrínsecos da produção de conhecimentos. Como suporte metodológico, as interlocuções seguiram pelo viés dos estudos que privilegiam as alteridades e os saberes locais como pressupostos analíticos fundamentais. Nessa perspectiva, procuramos nos afastar da maioria dos estudos voltados para comunidades quilombolas que trazem como abordagem central, as lutas fundiárias, o reconhecimento por direitos, no entanto, compreendemos que essas abordagens são (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  76
    Composição de Si e do Outro: rememorações da vida na escola pelo cordelista Luiz Cardoso de Andrade.Raylane Andreza Dias Navarro Barreto, Ilka Miglio de Mesquita & Rony Rei do Nascimento Silva - 2012 - Dialogos 16 (Supl.).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  14
    Nota Sobre o Tomismo Transcendental de Luís Carlos Silva de Sousa.Luiz Marcos da Silva Filho - 2023 - Síntese Revista de Filosofia 50 (157):277.
    Esta Nota pretende pensar limites da atualização de Tomás de Aquino por Luís Carlos Silva de Sousa em seu artigo “Conhecimento e participação nas razões eternas em Tomás de Aquino: duas leituras” (Síntese, v. 48, n. 151, 2021), com a hipótese de que uma metafísica tomista sem lastro na física aristotélica torna-se inconsistente e uma mitologia. Palavras-chave: Tomismo. Transcendental. Hermenêutica. Ontologia. Metafísica.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  5
    Entre-lugar e lugar-nenhum: Eudoro de Sousa, de Portugal à Brasília.José Otávio Nogueira Guimarães - 2012 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 8:75-79.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  31
    Inovação social ou compensação? Reflexões acerca das práticas corporativas.Luiz Felipe Barboza Lacerda & Adriane Vieira Ferrarini - 2013 - Polis: Revista Latinoamericana 35.
    As fraturas da sociedade salarial e o aumento da precariedade de vida levam diferentes setores a se engajarem em ações sociais. O artigo analisa o papel das corporações no enfrentamento dos problemas sociais a partir de um debate sobre o tipo de racionalidade subjacente ao modelo de desenvolvimento globalizado (pautado na razão indolente de Boaventura de Sousa Santos) e da análise da imbricação da economia na estrutura social (através da sociologia econômica). Os resultados demonstram que, apesar de alguns avanços (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  6
    Nota de apresentação.Sílvio Filipe Varela de Sousa - 2011 - Kairos 2:89-99.
    info:eu-repo/semantics/publishedVersion.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  9
    Hermeneutics, nursing and a pedagogy of the encounter.José Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres - 2019 - Nursing Philosophy 20 (3):e12258.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  27.  27
    Ethical Awareness, Ethical Judgment and Whistleblowing: A Moderated Mediation Analysis.Ana Beatriz Lopes de Sousa Jabbour, Charbel Jose Chiappetta Jabbour & Hengky Latan - 2019 - Journal of Business Ethics 155 (1):289-304.
    This study aims to examine the ethical decision-making model proposed by Schwartz, where we consider the factors of non-rationality and aspects that affect ethical judgments of auditors to make the decision to blow the whistle. In this paper, we argue that the intention of whistleblowing depends on ethical awareness and ethical judgment as well as there is a mediation–moderation due to emotion and perceived moral intensity of auditors. Data were collected using an online survey with 162 external auditors who worked (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   10 citations  
  28.  43
    ‘Whistleblowing Triangle’: Framework and Empirical Evidence.Ana Beatriz Lopes de Sousa Jabbour, Charbel Jose Chiappetta Jabbour & Hengky Latan - 2019 - Journal of Business Ethics 160 (1):189-204.
    This work empirically tests the concept of the ‘whistleblowing triangle,’ which is modeled on the three factors encapsulated by the fraud triangle (pressure or financial incentives, opportunity and rationalization), in the Indonesian context. Anchored in the proposition of an original research framework on the whistleblowing triangle and derived hypotheses, this work aims to expand the body of knowledge on this topic by providing empirical evidence. The sample used is taken from audit firms affiliated with both the big 4 and non-big (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  29.  19
    The Structure of Emotions.Ronald de Sousa - 1991 - Noûs 25 (3):367-373.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  30.  10
    Cartas da pandemia: narrativas de estudantes de pedagogia sobre sua formação em território semiárido.Clara Maria Miranda de Sousa & Emanoela Souza Lima - forthcoming - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação.
    Este artigo visa analisar a narrativa (auto)biográfica de estudantes de Pedagogia em uma universidade pública da região do Vale do São Francisco, localizada no território de Petrolina-PE em contexto de pandemia da COVID-19. Para refletir sobre a formação a partir da escrita de si, pautamo-nos, teórica e metodologicamente, em Heidegger, Josso, Freire, Ribeiro, Passeggi, Sousa e Lima. Neste artigo, comtempla-se respostas referentes à como os estudantes se sentiram no processo de formação docente em meio a pandemia e o que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Quando Heraclito parecia olhar o Ser (III) in Homenagem Ao Prof. Diamantino Martins (1910-1979).Mc Homem de Sousa - 1988 - Revista Portuguesa de Filosofia 44 (2):287-296.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. The Rationality of Emotion.Ronald De Sousa - 1987 - MIT Press.
    In this urbane and witty book, Ronald de Sousa disputes the widespread notion that reason and emotion are natural antagonists.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   315 citations  
  33.  10
    Uma avaliação preliminar do diálogo entre O pragmatismo de Richard Rorty E o feminismo de Nancy Fraser.Nayara Barros de Sousa - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 3 (5):64-72.
    O presente trabalho pretende resgatar o debate entre Richard Rorty e Nancy Fraser, ocorrido no início da década de 1990, especificamente a partir do texto Feminismo e Pragmatismo apresentado na Tanner Lectures on Human Value. Nesta conferência o filósofo discorreu sobre a possibilidade de conciliação entre o seu pragmatismo e o feminismo. Rorty aborda o feminismo enquanto autocriação da mulher através da “redescrição” mediante a manifestação poética, onde o filósofo encara as feministas como criadoras do novo. Em seguida, exporemos a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Discursos politico-moraes.de Sousa Nunes & Feliciano Joaquim - 1931 - Rio de Janeiro,: Officina industrial graphica.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  5
    Luta Por reconhecimento, comissão nacional da verdade E memória coletiva.Vigevando Araújo de Sousa - 2021 - Cadernos Do Pet Filosofia 12 (24):53-61.
    The main objective of our research is to analyze the correlation between the struggle for recognition, the National Truth Commission – CNV and collective memory. To achieve our goal, we propose to analyze memory from collective and social struggles evoking collective memory within an intersubjective relationship that involves disputes, negotiations, manipulations and forgetting. It is important to emphasize that the theoretical framework of our work is supported by the debate around the struggles for recognition. Therefore, we will verify, from Axel (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  14
    A discourse on the sciences.Boaventura de Sousa Santos - 2007 - In Cognitive Justice in a Global World: Prudent Knowledges for a Decent Life. Lexington Books.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  37. Sobre la equidad como perfeccion de la justicia.José P. Galvao de Sousa - 1994 - Sapientia 49 (191-92):81-86.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. The concept of quasi-truth.Otavio Bueno & Edelcio de Souza - 1996 - Logique Et Analyse 153 (154):183-199.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   26 citations  
  39.  45
    The Structure of Emotions.Robert M. Gordon & Ronald De Sousa - 1989 - Journal of Philosophy 86 (9):493-504.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   120 citations  
  40.  28
    I. Self‐deception.Ronald B. de Sousa - 1970 - Inquiry: An Interdisciplinary Journal of Philosophy 13 (1-4):308-321.
  41. I_— _Ronald de Sousa.Ronald De Sousa - 2002 - Aristotelian Society Supplementary Volume 76 (1):247-263.
    The word "truth" retains, in common use, traces of origins that link it to trust, troth, and truce, connoting ideas of fidelity, loyalty, and authenticity. The word has become, in contemporary philosophy, encased in a web of technicalities, but we know that a true image is a faithful portrait; a true friend a loyal one. In a novel or a poem, too, we have a feel for what is emotionally true, though we are not concerned with the actuality of events (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   36 citations  
  42. I_— _Ronald de Sousa.Ronald de Sousa & Adam Morton - 2002 - Aristotelian Society Supplementary Volume 76 (1):247-263.
    Taking literally the concept of emotional truth requires breaking the monopoly on truth of belief-like states. To this end, I look to perceptions for a model of non-propositional states that might be true or false, and to desires for a model of propositional attitudes the norm of which is other than the semantic satisfaction of their propositional object. Those models inspire a conception of generic truth, which can admit of degrees for analogue representations such as emotions; belief-like states, by contrast, (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   38 citations  
  43.  17
    Lei natural e bem transcendental em Tomás de Aquino.Luís Carlos Silva de Sousa - 2009 - Sapientia 65.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  25
    The politics of mental illness.Ronald de Sousa - 1972 - Inquiry: An Interdisciplinary Journal of Philosophy 15 (1-4):187-202.
  45. The Rationality of Emotion.Ronald DE SOUSA - 1987 - Philosophy and Rhetoric 22 (4):302-303.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   298 citations  
  46. The Rationality of Emotion.Ronald de Sousa, Jing-Song Ma & Vincent Shen - 1987 - Philosophy and Culture 32 (10):35-66.
    How should we understand the emotional rationality? This first part will explore two models of cognition and analogy strategies, test their intuition about the emotional desire. I distinguish between subjective and objective desire, then presents with a feeling from the "paradigm of drama" export semantics, here our emotional repertoire is acquired all the learned, and our emotions in the form of an object is fixed. It is pretty well in line with the general principles of rationality, especially the lowest reasonable (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   219 citations  
  47. Moral Emotions.Ronald de Sousa - 2001 - Ethical Theory and Moral Practice 4 (2):109 - 126.
    Emotions can be the subject of moral judgments; they can also constitute the basis for moral judgments. The apparent circularity which arises if we accept both of these claims is the central topic of this paper: how can emotions be both judge and party in the moral court? The answer I offer regards all emotions as potentially relevant to ethics, rather than singling out a privileged set of moral emotions. It relies on taking a moderate position both on the question (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   24 citations  
  48.  44
    I_— _Ronald de Sousa.Ronald De Sousa - 2002 - Aristotelian Society Supplementary Volume 76 (1):247-263.
  49. Emotion.Ronald de Sousa - 2007 - Stanford Encyclopedia of Philosophy.
  50.  37
    Emotional Truth.Ronald de Sousa - 2011 - Oxford University Press USA.
    The word "truth" retains, in common use, traces of origins that link it to trust, truth, and truce, connoting ideas of fidelity, loyalty, and authenticity. The word has become, in contemporary philosophy, encased in a web of technicalities, but we know that a true image is a faithful portrait; a true friend a loyal one. In a novel or a poem, too, we have a feel for what is emotionally true, though we are not concerned with the actuality of events (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   39 citations  
1 — 50 / 1000